Páginas

Amaz Peças e Consultoria Automotiva

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O sistema de freios do seu carro! Como fazer uma pequena revisão você mesmo!

O sistema de freios do carro é aquela parte que não damos muita atenção no carro mas que sempre esperamos que esteja lá! A maioria das pessoas só da atenção quando o mesmo começa a fazer algum barulho, que normalmente parece ser um ruído que lembra muito o de alguém arranhando um quadro negro, um chiado bem alto quando se freia. Preste muito atenção nesse ruído! Quando os engenheiros projetaram o sistema de freio eles colocaram alguns mecanismos de aviso de que algo não vai muito bem e esse barulho é um deles! É o sinal de que algumas partes do freio já estão gastas e esta na hora de fazer uma revisão! E como vocês vão ver nesse post, a revisão de freios não é nada de outro mundo. Com algumas ferramentas comuns vocês podem fazer essa revisão em casa mesmo.

Inicialmente vamos falar como o freio do seu carro funciona. A maioria dos carros no Brasil utiliza um sistema com discos de freio na dianteira e tambores de freio na traseira e esse sistema é acionado de forma hidráulica. Como tudo isso funciona? O sistema é composto basicamente pelas seguintes peças:

  1. Discos;
  2. Pastilhas;
  3. Pinças;
  4. Tambores;
  5. Sapatas;
  6. Cilindros de roda;
  7. Cilindro mestre;
  8. Tubulações.

Ao se pisar no pedal de freio você aciona o cilindro mestre do freio, que como o nome indica não passa de um cilindro que dentro dele tem um pistão. Ao se pisar no freio você empurra esse pistão dentro do cilindro mestre que ira assim comprimir o fluido de freio que esta dentro do cilindro. Como esse sistema é fechado o fluido de freio só terá a opção de sair do cilindro mestre pela tubulação de freio que esta ligada a esse cilindro. Essas tubulações são chamadas de linhas de freio e estão conectadas a cada sistema de freio de cada roda. A figura abaixo ajuda a visualizar como essa parte do sistema funciona:



As rodas dianteiras, na totalidade dos carros atuais, possuem freios a disco. Esse sistema é constituído por um disco que gira junto com a roda do carro, que ao freio ser acionado pelo motorista as pinças empurram as pastilhas de freio contra o disco, que por meio do atrito faz com que esse disco pare de girar e junto com ele, a roda do carro. 

A pinça de freio nada mais é do que um cilindro com outro pistão dentro, muito parecido com o cilindro mestre, só que ela recebe o fluido que saiu do cilindro mestre e empurra as pastilhas de freio contra o disco. Algumas imagens para entender melhor:

Pinça de freio

Discos de Freio

Pastilhas de Freio

Nada melhor do que uma figura para entender como funciona o sistema. rs.

O sistema de freios da traseira da maioria dos carros é o a tambor e o principio de funcionamento é o mesmo dos dianteiros, só que a vez de discos temos tambores e ao invés de pastilhas temos sapatas de freio. Os tambores giram junto com as rodas e ao frear os cilindros de roda empurram as sapatas contra as paredes do cilindro, fazendo com que as rodas traseira diminuam sua velocidade. Mais uma figurinha para entender como isso funciona:


Todos esse sistema é interconectado e muitas vezes a falha de parte dele pode levar a falha de outras partes, por isso é sempre importante fazer uma revisão, nem que seja anual, em seu sistema de freio. E como se pode imaginar, como varias partes do sistema funcionam por atrito, elas tem de ser trocadas de tempos em tempos.


No nosso próximo post iremos mostrar como fazer a revisão do sistema de freio a disco do seu carro. Em quanto isso, olhem nosso site! Sempre teremos o melhor para os seu carro disponível lá! Basta entrar em contato. http://amazorj.wix.com/amaz 

Ou em nosso Facebook: https://www.facebook.com/amaz.pca

Nenhum comentário:

Postar um comentário