Páginas

Amaz Peças e Consultoria Automotiva

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Instalação do Freio a Disco Ventilado na Uno Mille - Uno Viatura




Bom pessoal, dando inicio ao projeto de demonstrar para vocês como fazer algumas modificações no seu carro podem ser fácil e prazerosas vamos começar por uma modificação que fiz no meu carro algum tempo atrás. Inicialmente deixem eu apresentar a Viatura!!!


Essa é minha Uno Mille 2 portas 1998 modelo 1999. Esse carro eu chamo carinhosamente de Viatura! Se vocês repararem na cor dela ela é verde oliva. Sim! Verde oliva! Na foto ela esta sujinha mas essa é a cor dela mesmo. Esse carro eu comprei a uns dois anos em um leilão do exercito. Era o carro da Policlínica Militar da Vila de Deodoro, no Rio de Janeiro, por isso o apelido carinhoso de Viatura. Não uso esse carro no dia a dia, por isso ele virou meu brinquedo. Estou sempre inventando alguma coisa para fazer nela. Ela veio maltratada. Originalmente tinha ar mas veio sem o compressor. Essa entre varias outras coisinhas. Mas hoje ela esta firme e forte. Aguenta qualquer estrada!

Vamos ao que interessa. A Fiat, desde o lançamento da Uno, lançou quase todos os seus modelos com o sistema de freio a disco sólido na dianteira. Para você usar na cidade esse sistema atende perfeitamente mas se você planeja usar sua uno em alguma situação que exija mais dos freios esse sistema pode te decepcionar. Isso porque pelo fato de não ter uma ventilação eficiente ele acaba aquecendo muito quando exigido e vai perdendo aos poucos sua eficiência de frenagem também. A Fiat só levou essa característica dos freios em consideração quando foi fazer as versões esportivas desse carro. Então as Unos R e a Uno Turbo, todas tem freio ventilado.

Ai você pode pensar: "Ok Walter! Se eu quiser colocar então um freio ventilado mais eficiente no meu carro eu vou ter que procurar as peças raras dos freios das Unos R e Unos Turbo? Melhor esquecer isso..." Isso não é verdade. Se você souber um pouco da historia da Fiat vai saber que ela aproveita varias peças dos seus carros em vários carros das suas linhas de montagem e para nossa sorte isso também é verdade para dois dos maiores sucessos de vendas da Fiat. O Uno e o seu irmão mais novo, o Palio. Muitas peças do Palio podem ser aproveitadas na Uno e uma delas é o sistema de freios ventilados!

Vamos ao que precisamos para fazer essa adaptação:

  • 1 par de pinças para Palio Fire com disco ventilados com os suportes das pinças (comprei o par no ferro velho por R$100); 
  • 1 par de discos de freio ventilados também para Palio Fire (Comprei novos na auto peças por uns R$80);
  • 1 jogo de pastilhas de freio para Palio (R$30, não mais que isso).

Ou seja, com um pouco mais de R$200 em peças você mesmo pode adaptar o freio a disco ventilado no seu carro!


Pinças de Palio Fire:


 Par de discos ventilados:

Para quem quiser pegar o código dos discos é o seguinte:



Esses discos tem o mesmo diâmetro dos discos sólidos da Uno então cabem sem nenhum problema nas rodas de 13 polegadas da uno.

Pastilhas para Palio com disco ventilados:




Vamos aos trabalhos!

Primeiro, para o negocio ficar seguro para trabalhar em casa, vamos colocar o carro em cima do cavalete. Coloquei cada roda de cada vez que ia trabalhar no cavalete, as outras estavam no chão mesmo.







Depois de soltar o pneu você vai se deparar com a seguinte cena:




Aqui podemos ver o freio a disco sólido original da Uno. A Fiat uso esse freio em todas as Unos Milles até ela sair de linha. Aqui um detalhe do freio sólido de perfil para vocês verem:



Próximo passo, soltar as pinças. São só dois parafusos 17 que prendem as pinças. Solte o mangote de freio e esses dois parafusos que as pinças saem na sua mão. Vc vai ficar com algo assim:


Depois é só soltar dois parafusos no disco que são quem seguram ele no cubo de roda. Um deles é o pino guia para colocar a roda no lugar. Esqueci qual é a chave que vc usa ali mas se não me engano é uma 10. Pode ser que os discos tenham agarrado no cubo de roda por causa de oxidação.Nada que um bom martelo e seu braço não resolvam. O cubo já sem o disco sólido:







Limpe bem a superfície do cubo de roda com uma lixa e um descarbonizante, para o disco assentar bem no cubo. Depois é só fazer a montagem inversa. Disco ventilado já no lugar:

O disco costuma vir coberto com uma camada de óleo para protege-lo. Nem preciso disser que óleo e freio não combinam. Antes de colocar o disco no lugar limpe ele bem com um descarbonizante para tirar todo o óleo.

Depois monte o suporte da pinça de discos ventilados. Só prender com aqueles dois parafusos 17 que vc tirou antes.
 

Monte as pinças, propriamente ditas, com as pastilhas novas e vc vai ficar com isso:







Monte os mangotes de freio. De preferência, compre novos também e os substitua. Já que esta aqui custa pouco já trocar eles também!

 
E pronto!!! Só fazer a sangria do freio que você esta pronto para rodar com freios ventilados. Lógico, depois de fazer a mesma coisa do outro lado do carro.

Tomar cuidado nos primeiros quilômetros até as sapatas assentarem legal!!!

E não custa nada falar. Pessoal, freio é uma coisa muito importante no carro. Se você não tem confiança no que você esta fazendo, não se arrisque a fazer isso em casa. Tome muito cuidado na hora de executar esse serviço.

Muitos outros ups da minha viatura estão a caminho!

 


6 comentários:

  1. show de bola sua dica vou fazer no meu uno fire 2011 o freio e pessimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica top, fiz no uno da sogra que é 2010 e virou outro carro!

      Excluir
  2. Eu estava procurando alguma informação sobre esse sistema e não tinha encontrado até agora.
    Parabens pela otimização do freio,ficou top de mais !!!!!
    Agora vou tentar fazer no meu Fiat Premio !!!!

    ResponderExcluir
  3. vc foi perfeito em suas explicações, parabéns,tenho uma uno fire way economy 2010/2011 comprei o par de disco ventilado pela internet no mercado livre onde a empresa dizia pegar no meu carro sem precisar alterar nada, e olha que fiz varias perguntas, e quando chegou eu já vi de cara que não dava por ser muito grosso 20mm e o disco original novo sólido só tem 12mm, acabei comprando disco solido novo pois precisava para poder ir passear com segurança com a família na virada do ano 2019/2020 e os meus discos anteriores só estavam com 7mm muitíssimo abaixo do recomendado pelo fabricante que é o minimo 11mm, e agora que as festas já passaram voltei com a ideia de colocar os tais discos ventilados novos que aqui estão guardados e que eu já tinha testado que a furação pega de boaça, só não encaixava na pinça por ser grosso, e então pensei si eu colocasse a pinça de outro carro Fiat mais ou menos da mesma linha mas que tenha discos ventilados provavelmente daria certo, e quando foi hoje dia 03/01/2020 vi o disco ventilado do meu amigo com a palio 2000, e imaginei que daria certo e falei com um outro amigo que trabalha em ferro velho de carro que disse também que daria, mas que a unica duvida dele seria se o aro 13 da uno fire não arrastaria na pinça maior do palio e ficou de me dizer amanha ou depois, e quando foi agora a noite tive a felicidade de vir aqui no seu blog e ver o seu manual tudo bem explicadinho onde tirou justamente a duvida que me faltava descobrir sobre a pinça do palio com a roda 13 da uno fire, show de bola e agora só falta eu comprar 1 par de pinças para Palio Fire com disco ventilados com os suportes das pinças e ser mais feliz ainda com freios mais eficientes KKkkkkk.
    me desculpe o texto grande, eu apenas quis compartilhar a minha historia com a uno fire também e minha alegria em ver seu tutorial.
    UM ABRAÇÃO E FELIZ ANO NOVO, QUE O ANO 2020 VENHA REPLETO DE SAÚDE E PROSPERIDADE

    ResponderExcluir
  4. Deixa eu perguntar da pra montar mesmo na minha pinça de freio. Original só trocando o cavalete mesmo ?

    ResponderExcluir